Alice Portugal relança Frente Parlamentar em defesa das farmácias

Com a presença de 23 deputados e uma senadora, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) relançou, na manhã desta quarta-feira (15), a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica. Presidenta da Frente, Alice destacou as vitórias já alcançadas pelo grupo como a aprovação da lei que elevou a farmácia brasileira em estabelecimento de saúde.

A deputada Alice Portugal (no centro da foto) disse que a Frente Parlamentar terá grandes inserções no debate sobre a saúde pública brasileira,  

A deputada Alice Portugal (no centro da foto) disse que a Frente Parlamentar terá grandes inserções no debate sobre a saúde pública brasileira,

“Esta lei está em vigor e a prioridade da nossa Frente é fazer cumprir a lei, ou seja, a farmácia deixar de ser um simples comércio para ser a garantidora do uso racional de medicamento, da diminuição da automedicação, da garantia da orientação ao paciente de como deva utilizar o medicamento prescrito”, disse a deputada para a plateia formada ainda pelo presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos; do presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, entre outras autoridades e lideranças farmacêuticas de todo o país.

A deputada disse ainda que a Frente Parlamentar também terá “grandes inserções no debate sobre a saúde pública brasileira, o seu subfinanciamento e a necessidade do farmacêutico estar na equipe multidisciplinar de saúde, como o Programa de Saúde da Família”, destacou.

Temas importantes

Para o presidente da Fenafar, a Frente conseguiu resgatar o diálogo com o Congresso Nacional para discutir temas importantes para a categoria. “Quando nós trazemos para o Congresso Nacional a nossa luta por um piso salarial, alguns acreditam que é apenas uma luta corporativa, mas na verdade queremos dar o devido valor à contribuição que esse nosso ofício tem para o desenvolvimento do nosso país e da saúde do povo brasileiro”, enfatizou Ronald Ferreira dos Santos.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho realizado pela deputada Alice à frente do grupo. “Se houve um grande ganho para a sociedade e para os farmacêuticos, um avanço transformador dentro deste Congresso Nacional, foi a partir da criação da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica”, afirmou Walter Jorge João.

Durante o ato, a deputada Alice destacou ainda a importância de trabalhar pela pauta da categoria, como a aprovação do piso salarial nacional, que tem como valor base o equivalente a 10 salários mínimos, a luta pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, a inserção qualificada dos farmacêuticos no SUS, entre outras demandas.

Fonte: Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Alice Portugal

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s