Tabela Dispensação Em Gotas

Dispensação de Medicamentos Controlados em Gotas    Olá a todos!   Os medicamentos controlados exige muita atenção para dispensá-los, pois além de verificar se todos os dados exigidos pela vigilância estão todos “OK”, precisamos também calcular a quantidade que será dispensada de acordo com a prescrição médica.    Acredito que medicamentos em gotas tem uma atenção especial. Independente se retem receita ou não, os líquidos têm densidades diferenciadas. Para calcular quantos frascos devem ser dispensados, precisa primeiro saber quantas gotas há em 1 mL. Não sei se muitos sabem, mas a maioria dos medicamentos em gotas vêm indicando na própria bula a quantidade de gotas por mL de acordo com sua densidade e isso ajuda a calcular de maneira mais exata para a venda dos controlados.    Logo abaixo, deixo um exemplo de bula com informação sobre quantas gotas equivalem a 1mL do medicamento dicloridrato de levocetirizina (Zyxem): https://falecomofarmaceutico.wordpress.com/2016/02/09/cada-gota-importa-20-gotas-nem-sempre-equivalem-a-1ml/    Como estamos falando de controlados, pegaremos outro exemplo, o Rivotril (Clonazepam) em gotas. Em sua bula, descreve que 1mL equivale a 25 gotas. Se o médico prescreve, por exemplo, 8 gotas de clonazepam por dia e sabemos que pode liberar a quantidade para 60 dias deste, fazemos o seguinte cálculo:

1 frasco = 20mL | 1 dia = 8 gotas
| X dias = 500 gotas
1mL = 25 gotas (informação da bula) | X = 62,5 dias
20mL = X |
|
X = 500 gotas |

Resumindo, um frasco de clonazepam supre a necessidade para mais de 60 dias.   Na internet encontrei uma tabela pronta, sem a necessidade de calcular, apenas verifica a quantidade de gotas e ao lado a quantidade de frascos necessários para a dispensação. Esta tabela foi revisada por mim utilizando o bulário que existe no site da ANVISA para ver a quantidade de gotas de cada medicamento e calculado para ver se tinha algum erro, ou seja, é confiável.    Deixo abaixo para consulta e facilitar a vida dos profissionais da área farmacêutica.

https://falecomofarmaceutico.wordpress.com/2016/02/09/cada-gota-importa-20-gotas-nem-sempre-equivalem-a-1ml/  Bem pessoal, acredito que demorei para fazer esta postagem, mas é uma informação muito importante. A agilidade no atendimento é crucial, mas precisamos de cuidados para a liberação dos medicamentos. Não podemos colocar a saúde do paciente em risco e qualquer dica para ajudar é válida.

Fonte: Farmácia Generalista: 2017

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s